segunda-feira, 14 de março de 2011

Museu de Castro Alves comemora 40 anos com nova estrutura

Este ano o município de Cabaceiras do Paraguaçu tem motivo em dobro para comemorar o 14 de março. A data, além de marcar os 164 anos de nascimento do poeta Castro Alves, também festeja os 40 anos de inauguração do museu biográfico Parque Histórico Castro Alves (PHCA). Situado na Fazenda Cabaceiras, antiga moradia do poeta, o local esteve fechado durante o mês de fevereiro para reformas. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), através da Diretoria de Museus (DIMUS) promoveu uma reforma na estrutura física do museu, além de restauro e higienização de parte do acervo composto por mais de 380 objetos que pertenceram ao poeta e seus familiares. Agora, o museu reabre com uma nova concepção expográfica assinada pelo arquiteto André Vainer. Nas quatro salas que compõem o museu o público poderá imergir de forma lúdica na vida e obra do poeta baiano. Uma das salas abriga objetos pessoais como fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros e indumentárias. Em outro ambiente, redes e almofadões são um convite a relaxar e ouvir poesias. Uma sala com telão está reservada para a exibição de vídeo-animações de 15 min produzidos a partir de poemas do mestre do romantismo brasileiro. No local o visitante também terá acesso a computadores e links específicos para pesquisar sobre poesia e a vida de Castro Alves. Em um quarto espaço, cartazes, folders e livretos estarão disponíveis com dados e curiosidades sobre o poeta.



A FESTA

No dia 14 de março os festejos serão intensos. Às 5h da manhã a alvorada não deixará ninguém esquecer do grande dia. Uma missa será celebrada às 8h da manhã, em homenagem ao filho mais ilustre de Cabaceiras. Marcando os festejos, uma feira cultural será aberta as 9h e a banda Didá fará uma apresentação itinerante pelo Parque Histórico, às 9h30. Em seguida, um dos momentos mais especiais do dia, será reaberto o museu biográfico Parque Histórico Castro Alves, que este ano completa 40 anos de inaugurado. Às 11h os ganhadores do X Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves farão uma apresentação. À tarde a programação continua. A Fundação Pedro Calmon, parceira no evento, promoverá, às 15h30, um recital de poesias com Marcos Peralta, além do lançamento do livreto Adeus meu canto. O encerramento dos festejos fica por conta do grupo musical Chita Fina, às 16h.

2 comentários:

O Sibarita disse...

Boa programação, o poeta maior da Bahia merece com certeza, parabéns pela divulgação, muita coisa boa nesse blog, ômodeu!

http://osibarita.blogspot.com

Veredas que Bifurcam disse...

bom trabalho do blog. recomendei nas "Veredas que Bifurcam"

Postar um comentário